Curso

Educação

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - REFLEXÕES DIALOGADAS ENTRE TEORIA E PRÁTICA

Inscrições Encerradas
  • Carga Horária 144 horas
  • Modalidade PRESENCIAL
  • Vagas Ofertadas 15
  • Nº de Turmas 1 Turmas
  • Público Alvo MATEMÁTICAS(OS)ATUANTES NOS NREs E EQUIPE CENTRAL DA SME DE MATEMÁTICA
  • Objetivo Conhecer e aprofundar os estudos sobre os conteúdos apresentados no Currículo da Rede Municipal da Educação, em especial, os da área de Matemática; Propiciar momentos de estudo relacionados a conteúdos de matemática, com base em textos escritos por pesquisadores da área da Educação Matemática (leitura, seminários e compartilhamentos de práticas que destaquem a construção do conhecimento matemático para além de seu caráter técnico-científico, abrangendo características epistemológicas e históricas deste modo de conhecer); Construir, compartilhar, analisar e estudar diferentes encaminhamentos para o ensino da matemática, favorecendo a participação efetiva dos profissionais envolvidos no processo de formação continuada; Discutir questões relacionadas as avaliações externas (Provinha Brasil, Avaliação Nacional de Alfabetização e Prova Brasil), assim como, a Jornada de Resolução de Problemas de Matemática (JRPM); Refletir com o professor, sua prática, por meio do acompanhamento de formação
  • Conteúdo ● MÓDULO PRESENCIAL 144 HORAS
    Ensino da Matemática - articulação entre os conteúdos escolares, a contextualização e os encaminhamentos metodológicos; Estudos e reflexões sobre os processos de ensino e aprendizagem da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental; Aprofundamento dos conteúdos e critérios de aprendizagem em Matemática, descritos no Currículo da Rede Municipal de Ensino, na perspectiva da construção de conceitos; Alfabetização Matemática e Letramento; Resolução de Problemas como perspectiva teórico-metodológica norteadora do trabalho com a Educação Matemática; Reflexões acerca da prática formativa do alfabetizador matemático atuante nas regionais.
Inscrição

01/02/2017 até 22/02/2017