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2º FÓRUM DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO NRE PN: DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Refletir sobre a elaboração do planejamento mais voltado à criação de contextos que promovam experiências e garantam os direitos contemplados na BNCC;

Promover uma pedagogia mais participativa, buscando a “escuta ativa” para o desenvolvimento de práticas mais significativas;

Oportunizar aos profissionais a troca de experiências a partir da análise das potencialidades dos registros, das especificidades das crianças e da organização do planejamento na educação infantil.

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Educação

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PEDAGOGOS E...

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FORMAÇÃO

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SEMI-PRESENCIAL

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56 HORAS

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30 VAGAS

2º FÓRUM DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PEDAGOGOS E PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL DAS ESCOLAS DO NREPN

  • Refletir sobre a elaboração do planejamento mais voltado à criação de contextos que promovam experiências e garantam os direitos contemplados na BNCC;
  • Promover uma pedagogia mais participativa, buscando a “escuta ativa” para o desenvolvimento de práticas mais significativas;
  • Oportunizar aos profissionais a troca de experiências a partir da análise das potencialidades dos registros, das especificidades das crianças e da organização do planejamento na educação infantil.

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Educação

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ARTICULADORES,...

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FORMAÇÃO

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SEMI-PRESENCIAL

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56 HORAS

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80 VAGAS

A GINÁSTICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL

Aproximar possibilidades de trabalho da Prática do movimento do conhecimento dos professores não formados em Educação Física; Desenvolver o ensino da ginástica como uma possibilidade na Educação Integral; Trabalhar com elementos ginásticos básicos, visando à segurança e diversidade; Incentivar a criação e o trabalho protagonista de professores e estudantes.

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Educação

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PROFESSORES(AS)...

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FORMAÇÃO

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PRESENCIAL

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32 HORAS

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40 VAGAS

A IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE DO SONO NO COTIDIANO E NAS RELAÇÕES DE TRABALHO

Propor uma conscientização dos funcionários para aquisição de hábitos saudáveis com ênfase em sono e posturas ao deitar.

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IMAP

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SERVIDORES DA...

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ESPECÍFICA

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PRESENCIAL

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2 HORAS

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20 VAGAS

A LITERATURA NAS ESCOLAS , NOS FARÓIS DO SABER E BIBLIOTECAS

Subsidiar os profissionais das Escolas, Faróis do Saber e Bibliotecas Escolas com referenciais teóricos e metodológicos relativos ao incentivo à leitura.

 

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Educação

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PROFISSIONAIS DA...

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FORMAÇÃO

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PRESENCIAL

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32 HORAS

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180 VAGAS

A ORGANIZAÇÃO DO TEMPO DIDÁTICO A PARTIR DO PLANEJAMENTO PAUTADO NAS DCNEIs E A BNCC- CMEIs- NRESF

Compreender o planejamento como instrumento de registro flexível que organize a intencionalidade da ação docente;

Considerar a criança com centro de planejamento como sujeito histórico e de direitos;

Subsidiar a construção de planejamentos tendo como referenciais as DCNEIs e a BNCC.

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Educação

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PEDAGOGOS (AS) E...

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FORMAÇÃO

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SEMI-PRESENCIAL

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56 HORAS

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30 VAGAS

A ORGANIZAÇÃO DO TEMPO DIDÁTICO A PARTIR DO PLANEJAMENTO PAUTADO NAS DCNEIs E A BNCC- ESCOLAS- NRESF

Compreender o planejamento como instrumento de registro flexível que organize a intencionalidade da ação docente;

Considerar a criança com centro de planejamento como sujeito histórico e de direitos;

Subsidiar a construção de planejamentos tendo como referenciais as DCNEIs e a BNCC.

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Educação

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PEDAGOGOS,PROFº E...

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FORMAÇÃO

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SEMI-PRESENCIAL

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56 HORAS

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60 VAGAS

A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ESCOLA ESPECIAL

Orientar e subsidiar as ações pedagógicas dos professores frente às necessidades específicas dos estudantes da Escola Especial, focando a alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática; Assessorar os professores quanto à elaboração de planejamento promovendo adaptações e adequações necessárias de acordo com as necessidades acadêmicas específicas de cada um dos estudantes; Oportunizar diferentes formas de intervenção pedagógica aos profissionais das Escolas Especiais.

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Educação

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PROFESSORES DAS...

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FORMAÇÃO

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SEMI-PRESENCIAL

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32 HORAS

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200 VAGAS

A REVELAÇÃO ESPONTÂNEA COMO FATOR DE PROTEÇÃO À CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA

Apresentar a Lei 13.431/2017 e o decreto 9.603/2018, associando-os com a prática dos profissionais integrantes de Rede de Proteção, orientando-os quanto à nova diretriz de trabalho.

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IMAP

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SERVIDORES DA...

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REDE DE PROTEÇÃO

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PRESENCIAL

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4 HORAS

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1300 VAGAS

ABORDAGEM MÍNIMA NO CONTROLE DO TABAGISMO

HABILITAR OS AGENTES COMUNIT[ÁRIOS DE SAÚDE PARA DIVULGAR O PORTAL ESCUTE SEU CORAÇÃO PARA A POPULAÇÃO E PARA ATUAR JUNTO ÀS FAMÍLIAS POTENCIALIZANDO O ALCANCE DAS AÇÕES DO PROGRAMA DE CONTROLE DO TABAGISMO.

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Saúde

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SERVIDORES DA SMS...

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TEMAS ESPECÍFICOS

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PRESENCIAL

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4 HORAS

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700 VAGAS

ÁGUA E SANEAMENTO NO CONTEXTO DA CIDADE DE CURITIBA: VISITAÇÃO AOS ESPAÇOS ETA, ETE E CEAM PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO 1º AO 9º ANO

Conhecer a história do abastecimento de água e saneamento em Curitiba, a evolução da engenharia do setor e estimular a conservação dos recursos hídricos;Conhecer uma ETA e uma ETE para compreender o funcionamento dessas instalações e equipamentos que fazem o tratamento de água e esgoto;Conhecer o espaço CEAM (Centro de Educação Ambiental Mananciais da Serra) para discutir temas relacionados à água, ao saneamento básico, à importância da manutenção da mata ciliar, à sustentabilidade e à preservação das nascentes;Subsidiar os professores de 1º ao 9º anos, de Ciências, e pedagogos no desenvolvimento de atividades que proporcionem a reflexão sobre as questões dos espaços e vivências.

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Educação

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PROFESSORES DE 1º...

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FORMAÇÃO

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SEMI-PRESENCIAL

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32 HORAS

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30 VAGAS

AMPLIAÇÃO CULTURAL E TERRITORIAL DAS CRIANÇAS E ESTUDANTES: A CIDADE COMO CURRÍCULO

Fomentar a apropriação técnica e pedagógica referente à ampliação cultural e territorial das crianças e estudanteSs; Identificar, a partir das diretrizes e currículo da RME, as possibilidades de aula de campo e propostas lúdicas. Compreender o processo de protagonismo do estudante e do professor no desenvolvimento das aulas de campo, propostas lúdicas e culturais; Refletir sobre conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, por meio da educação para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS 4 – Educação de Qualidade e ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis) com vistas aos estilos de vida sustentável, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência.

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Educação

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PROFISSIONAIS QUE...

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FORMAÇÃO

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PRESENCIAL

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32 HORAS

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260 VAGAS

AMPLIAÇÃO CULTURAL E TERRITORIAL DAS CRIANÇAS E ESTUDANTES: A CIDADE COMO CURRÍCULO - MÓDULO II

Ampliar o olhar sobre as possibilidades de aprendizagem nos diferentes espaços da cidade; Refletir em torno de conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não-violência, cidadania global, e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável (ODS – Objetivo4: Educação de Qualidade)

 

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Educação

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PROFESSORES DA...

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FORMAÇÃO

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PRESENCIAL

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32 HORAS

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80 VAGAS

ARTE CONTEMPORÂNEA E EDUCAÇÃO INFANTIL: UNIVERSO DE EXPERIÊNCIAS EM ARTE- 2019

Mobilizar a reflexão sobre as propostas de trabalho com as linguagens artísticas no contexto da educação infantil nas escolas, garantindo uma educação de qualidade;

Conhecer os conceitos da Arte Contemporânea e das instalações artísticas;

Articular as propostas de instalações com os Campos de Experiência e os direitos de aprendizagem e desenvolvimento.

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Educação

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PROFISSIONAIS DA...

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FORMAÇÃO

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SEMI-PRESENCIAL

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44 HORAS

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48 VAGAS

ARTE EM NÓS - 2019

Favorecer uma visão mais ampla e crítica sobre as artes visuais; possibilitar a reflexão e a experiência estética na perspectiva da arte contemporânea objetivando a qualidade da educação.

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Educação

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DIRETORES E...

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FORMAÇÃO

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PRESENCIAL

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20 HORAS

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52 VAGAS

ARTE PARA INICIANTES I - 2019

Preparar os professores iniciantes na função para o trabalho pedagógico com as linguagens artísticas;

Ampliar os referenciais estéticos dos professores participantes e impulsionar o desenvolvimento de poéticas pessoais;

Proporcionar momentos de reflexão sobre as produções artísticas.

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Educação

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PROFESSORES DE...

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FORMAÇÃO

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SEMI-PRESENCIAL

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24 HORAS

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60 VAGAS

ATENDIMENTO A PESSOAS LGBTI EM SERVIÇOS PÚBLICOS

Sensibilizar e capacitar servidores públicos e comunidade para o atendimento a lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexuais, com respeito e sem preconceito ou discriminação.

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IMAP

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SERVIDORES DA...

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DIREITOS HUMANOS

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PRESENCIAL

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12 HORAS

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250 VAGAS

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - ÁREA AUDITIVA - PRÁTICAS DE ATENDIMENTO 2019

Promover atividades práticas de atendimento educacional especializado na área auditiva nos CMAEEs focando nos aspectos de sociabilidade, cognição, afetividade, linguagem (oral, escrita e viso-espacial), motricidade, habilidades, interesses; Elaborar materiais e recursos para o atendimento educacional especializado nos CMAEEs; Organizar o plano individual e relatório de atendimento educacional especializado do estudante que frequenta o CMAEE.

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Educação

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PROFESSORAS AEE -...

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FORMAÇÃO

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PRESENCIAL

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32 HORAS

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27 VAGAS

AUTOCONHECIMENTO & POTENCIALIDADES MENTAIS

Trabalhar questões sobre autoconhecimento e potencialidades mentais, buscando despertar as pessoas para a necessidade de investimento em
qualificação profissional como forma de melhorar a qualidade de vida.

A palestra é pré requisito para participação no curso de FORMAÇÃO DE VENDEDORES, em parceria com a  Associação dos Comerciantes de Material de Construção (Acomac Grande Curitiba)

Palestrante:  Sandra Zatoni - coach, com formação acadêmica e experiência profissional e especialista em
Gestão de Pessoas.

 

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Trabalho e Emprego

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COMUNIDADE

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Desenvolvimento...

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PRESENCIAL

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3 HORAS

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175 VAGAS

AUXILIAR DE ALMOXARIFADO

Capacitar para o mercado de Trabalho

Carga Horária: 40h

Idade mínima: 16 anos

Escolaridade mínima: Ensino Fundamental Concluído

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Trabalho e Emprego

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COMUNIDADE

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INDUSTRIAL

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PRESENCIAL

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40 HORAS

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160 VAGAS

AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA ESPECIALIZADA/ 2019

  • Expandir entre as pedagogas das escolas, conhecimentos sobre os processos avaliativos dos CMAEEs;
  • Promover um espaço para reflexões e trocas de informações sobre o processo de Avaliação Pedagógica Especializada;
  • Organizar e estudar novas formas de avaliar.

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Educação

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PEDAGOGOS(AS) DAS...

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FORMAÇÃO

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PRESENCIAL

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32 HORAS

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80 VAGAS

CALC

Disponibilizar aos alunos conceitos sobre utilização de planilhas eletrônicas que auxiliam em cálculos, controles e criação de gráficos. 

 

Pré-requisitos: Curso de Informática Básica

Idade mínima: 16 anos

Escolaridade mínima: Ensino Fundamental Incompleto 

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Trabalho e Emprego

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COMUNIDADE

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INFORMÁTICA

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PRESENCIAL

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40 HORAS

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20 VAGAS

CAPACITAÇÃO EM COLETA DE MATERIAIS BIOLÓGICOS E USO DO MÓDULO LABORATÓRIO NO E-SAÚDE

Capacitar todos os funcionários das UPAs, Maternidade Bairro Novo (CMCBN) e SAD, responsáveis pelo atendimento aos usuários, a trabalhar dentro do processo padronizado, para solicitar, agendar, realizar coleta, armazenar e transportar com segurança amostras biológicas utilizando o MODULO LABORATÓRIO NO E-SAÚDE, auxiliando no monitoramento e na consuta clínica a ser seguida

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Saúde

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SERVIDORES DA SMS...

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TEMAS ESPECÍFICOS

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PRESENCIAL

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2 HORAS

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1150 VAGAS

COMO O CÉREBRO APRENDE? CONCEITOS BÁSICOS DE NEUROAPRENDIZAGEM NA EJA

Ampliar o referencial das docentes quanto aos processos de neuroaprendizagem, envolvendo a aprendizagem da leitura e escrita e o processamento do cálculo matemático; Explorar os mecanismos cognitivos, empregando seus conceitos na elaboração de planejamentos inclusivos; Promover práticas pedagógicas interdisciplinares e inclusivas na EJA; Refletir sobre a práxis: teoria, prática e intencionalidade.

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Educação

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PROFESSORES(AS)...

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FORMAÇÃO

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PRESENCIAL

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32 HORAS

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135 VAGAS

CONHECER PARA ORIENTAR MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Capacitar os integrantes das Redes Locais para realização de ações de orientação e prevenção a violência contra a mulher.

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IMAP

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SERVIDORES DA PMC

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REDE DE PROTEÇÃO

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PRESENCIAL

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4 HORAS

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120 VAGAS

CONSTELAÇÃO SISTÊMICA PARA O MEIO AMBIENTE

Instigar um novo olhar para o que permanece ainda oculto na consciência, visto que somos parte do meio ambiente que devemos proteger e cuidar, pois esse olhar irá refletir em nosso corpo e sua alimentação. demonstrar que a atitude de olhar para o problema leva a uma solução por meio da compreensão que se aplica na vida, na relação entre os seres e com o meio ambiente.

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IMAP

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SERVIDORES DA...

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CULTURAL

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PRESENCIAL

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4 HORAS

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45 VAGAS

CORREGÊNCIA: PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES DE TRABALHO

Favorecer a reflexão sobre a prática pedagógica no trabalho na corregência;

Oportunizar a ampliação do uso de diferentes metodologias, com vistas à superação das desvantagens de conteúdos escolares em Língua Portuguesa e Matemática;

Discutir sobre os processos de planejamento e avaliação de aprendizagem na RME e a especificidade do trabalho da corregência.

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Educação

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PROFESSORES E...

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FORMAÇÃO

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SEMI-PRESENCIAL

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24 HORAS

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60 VAGAS

COSTURA INDUSTRIAL - ESPECIALIZAÇÃO AGASALHOS

Objetivo: Promover o desenvolvimento de habilidades técnicas de corte, costura e montagem de peças completas do vestuário. Direcionado tanto para quem deseja atuar com vínculo empregatício em empresas do segmento ou como profissional autônomo. O trabalho tende a requerer profissionais polivalentes capazes de executar diversas tarefas.

Idade mínima: 18 anos

Escolaridade mínima: Ensino Fundamental Incompleto

Pré Requisito: Curso de Costura Básica Industrial

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Trabalho e Emprego

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COMUNIDADE

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COSTURA

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PRESENCIAL

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80 HORAS

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43 VAGAS

COSTURA INDUSTRIAL - ESPECIALIZAÇÃO MALHAS DE VERÃO

Objetivo: Promover o desenvolvimento de habilidades técnicas de corte, costura e montagem de peças completas do vestuário. Direcionado tanto para quem deseja atuar com vínculo : - Conhecimento dos diversos tipos de materiais - Utilização de molde P, M, G, GG - Interpretação do modelo a ser feito - Técnica de corte e confecção de camisetas, regatas, blusas, vestidos, legging, saia, top e short

Idade mínima: 18 anos

Escolaridade mínima: Ensino Fundamental Incompleto

Pré Requisito: Curso de Costura Básica Industrial

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Trabalho e Emprego

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COMUNIDADE

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COSTURA

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PRESENCIAL

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80 HORAS

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60 VAGAS

COSTURA INDUSTRIAL -ESPECIALIZAÇÃO ENXOVAL - CAMA, MESA E BANHO

Técnicas de corte e confecção de enxovais (confecção de jogo de cama, toalha de banho, toalha de mesa e outros) em variados modelos.

Idade mínima: 18 anos

Escolaridade mínima: Ensino Fundamental Incompleto

Pré Requisito: Curso de Costura Básica Industrial

 

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Trabalho e Emprego

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COMUNIDADE

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COSTURA

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PRESENCIAL

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80 HORAS

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15 VAGAS

CURRÍCULO E AÇÃO I- ENSINO RELIGIOSO

Oportunizar aos professores reflexão sobre o uso dos jogos como forte aliado à prática, permitindo de forma mais prazerosa a compreensão da diversidade religiosa pelos estudantes; Promover a troca de experiências entre os professores e a confecção de jogos sobre as quatro matrizes;Discutir os conteúdos presentes no Currículo do Ensino Fundamental, a partir da prática pedagógica.

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Educação

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PROFESSORES QUE...

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FORMAÇÃO

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PRESENCIAL

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4 HORAS

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300 VAGAS

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM LINHAS PARA AUXILIARES DE SERVIÇOS ESCOLARES NA RME- 2019

Valorizar o trabalho desenvolvido pelos Auxiliares de Serviços Escolares; Dinamizar as discussões acerca das questões pertinentes ao andamento do trabalho a ser realizado nas unidades educacionais; Conhecer as atribuições da função Auxiliar de Serviços Escolares, o Conselho de escola, rotinas escolares e o planejamento. Ética profissional – como realizar o andamento ao cidadão a ao estudante; Subsidiar o desenvolvimento do comportamento profissional e ético voltado ao atendimento prioritário dos estudantes/ crianças da RME.

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Educação

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AUXILIARES DE...

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FORMAÇÃO

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PRESENCIAL

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24 HORAS

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868 VAGAS

DIREITOS HUMANOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

orientar e sensibilizar sobre as atitudes e comportamentos inclusivos no atendimento às pessoas com deficiências e suas famílias, destacando suas características, as barreiras que vivenciam, as dimensões de acessibilidade, a legislação e as políticas municipais para este público.

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IMAP

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SERVIDORES DA...

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DIREITOS HUMANOS

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PRESENCIAL

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4 HORAS

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175 VAGAS

DO OLHAR À ESCUTA: A CRIANÇA NO CENTRO DO PLANEJAMENTO - FORMAÇÃO PARA PEDAGOGOS E PROFESSORES (AS) DE EDUCAÇÃO INFANTIL DAS ESCOLAS NRE CJ

Oportunizar estudos e reflexões sobre as experiências de aprender na Educação Infantil, visando ressignificar a prática pedagógica nos CMEIs e escolas, bem como subsidiar o desenvolvimento dos projetos de formação dos CMEIs;Refletir sobre o compromisso da instituição educativa de promover experiências que favoreçam a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças;Ressignificar conceitos sobre experiência de aprender na Educação Infantil;Compreender a relação do documento da Base Nacional Comum Curricular com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, repensando a organização do currículo das unidades;Refletir sobre o planejamento das práticas educativas, a partir de um olhar para espaços, tempos e materiais que oportunizem experiências às crianças.<

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PEDAGOGAS E...

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SEMI-PRESENCIAL

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56 HORAS

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80 VAGAS

DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA- DIRETORES E PEDAGOGOS DE CMEIS- NREBQ

Refletir sobre a importância da prática da documentação pedagógica para a qualificação dos planejamentos e avaliação;

Discutir sobre as diversas possibilidades de registros, de modo que evidenciem o percurso de aprendizagem e desenvolvimento dos sujeitos pertencentes ao processo.

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Educação

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DIRETORES E...

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SEMI-PRESENCIAL

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56 HORAS

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50 VAGAS

DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA-PROFESSORES E PEDAGOGOS DE ESCOLAS COM OFERTA DE EDUCAÇÃO INFANTIL- NREBQ

Refletir sobre a importância da prática da documentação pedagógica para a qualificação dos planejamentos e avaliação;

Discutir sobre as diversas possibilidades de registros, de modo que evidenciem o percurso de aprendizagem e desenvolvimento dos sujeitos pertencentes ao processo.

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Educação

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PROFESSORES E...

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FORMAÇÃO

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SEMI-PRESENCIAL

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56 HORAS

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60 VAGAS

DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA: REFLEXÕES E PRÁTICAS PARA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO A PARTIR DA BNCC-PRÉ ESCOLAR- NREBN

Refletir sobre a documentação pedagógica em consonância com a BNCC como um processo contínuo e não como um produto final;

Compreender a intencionalidade da documentação pedagógica e dos envolvidos;

Perceber que a documentação pedagógica contribui para ressignificar as práticas.

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PROFESSORAS E...

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SEMI-PRESENCIAL

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56 HORAS

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90 VAGAS

DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA: REFLEXÕES E PRÁTICAS PARA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO A PARTIR DO BNCC CMEIs NRE BN

Refletir sobre a documentação pedagógica em consonância com a BNCC como um processo continuo e não como um produto final;

Compreender a intencionalidade da documentação pedagógica e dos envolvidos;

Perceber que a documentação pedagógica contribui para ressignificar as práticas.

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DIRETORAS E...

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SEMI-PRESENCIAL

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56 HORAS

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90 VAGAS

É DE BRINCAR? SIGNIFICADO DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL- 2019

Oportunizar aos profissionais da Educação Infantil e aos professores de Educação Física que atuam nesta etapa educacional subsídios teórico-práticos para refletir sobre as interações e a brincadeira como eixo norteadores das práticas pedagógicas na Educação Infantil; Mobilizar a ação lúdica dos professores na reorganização dos espaços, tempos, interações e materiais de modo que as crianças possam brincar, interagir e criar com liberdade e alegria, com ênfase nas experiências corporais ao ar livre.

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FORMAÇÃO

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SEMI-PRESENCIAL

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32 HORAS

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30 VAGAS

EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS - VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Promover reflexões sobre o trabalho com a educação das relações étnico-raciais no cotidiano da instituição educativa, contribuindo com a qualidade da educação infantil ofertada e com a redução das desigualdades (ODS 4 e 10);Analisar a legislação e os documentos orientadores sobre a matéria étnico-racial;Mobilizar os professores de educação infantil para que implementem  e/ou ampliem práticas promotoras de igualdade racial em suas instituições.

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Educação

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FORMAÇÃO

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SEMI-PRESENCIAL

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32 HORAS

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30 VAGAS

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