Curso

Educação

O ESTADO DE ATELIÊ COMO POÉTICA DAS INFÂNCIAS : RELAÇÕES, NATUREZA E AS EXPERIMENTAÇÕES DAS MATERIALIDADES

Inscrições Encerradas
  • Carga Horária 52 horas
  • Modalidade SEMI-PRESENCIAL
  • Vagas Ofertadas 35
  • Nº de Turmas 1 Turmas
  • Público Alvo Professores da Educação Infantil que atuam nos CMEIs, CEIs contratados e nas turmas de Pré das Escolas.
  • Objetivo

    Promover experiências ricas no mundo e com materiais, em conjunto com as professoras; Questionar, com as crianças, o que elas vêem, pensam e sentem, e como compreendem as experiências; Observar, perceber e registrar; Promover reflexões sobre as intervenções pedagógicas que desvelam e ampliem as dimensões criativa e transformativa dos espaços; Estabelecer conexões entre a ampliação de repertório oriunda da formação e práticas pedagógicas que sustentem, fundamentem e apoiem as investigações estéticas e poéticas das infâncias.

  • Conteúdo ● MÓDULO PRESENCIAL 28 HORAS
    Mobilizar a reflexão sobre as propostas de trabalho com o estado de ateliê, as linguagens, as materialidades no contexto da educação infantil das escolas de modo a compreender: a estética relacional como mediadora do protagonismo compartilhado; a articulação das propostas com os Campos de Experiência e os direitos de aprendizagem e desenvolvimento; e a Documentação Pedagógica; Concepção de criança; Ateliê; Estética; Natureza como elemento narrativo poético para além de sua funcionalidade; Planejamento compartilhado de ações pedagógicas de organização e configuração dos espaços.
    ● MODULO A DISTÂNCIA 24 HORAS
Inscrição

27/02/2024 até 14/03/2024

Observações

A data de 16/08 compreenderá a semana de 05 à 10/08 onde será realizado o processo de mentoria individual com as profissionais participantes.