ObjetivoCapacitar os integrantes da Rede de Articuladores IMAP/EAP para a modelagem de cursos e programas de capacitação, considerando-se as características do processo de aprendizagem de adultos, os fundamentos do mapeamento de necessidades e as fases do desenho instrucional.
Conteúdo● TEORIA DA APRENDIZAGEM EXPERIMENTAL DE KOLB Estilos de Aprendizagem de Kolb
- Como eu aprendo melhor/Como o outro aprende melhor ● FUNDAMENTOS E PRINCÍPIOS DA ANDRAGOGIA Formatos adequados de docência que respeitem o processo de ensinar e aprender voltada para adultos; (metodologias interativas)
Saberes formais e empíricos de formatos Andragógicos que possibilitem a integração e a construção coletiva do aprendizado sem desqualificar o conteúdo;
Quadro comparativo entre Andragogia e Pedagogia: o conceito de sujeito determinando a escolha pedagógica.
Roda da Capacitação
Análise, síntese, crítica e criação, a partir da exploração de diferentes situações vivenciadas na realidade e da reflexão sobre a práxis pedagógica. ● DESENHO INSTRUCIONAL: CONCEITOS E APLICABILIDADE/ TEORIA DAS COMPETÊNCIAS Relevância do desenho instrucional para a modelagem de cursos e programas de capacitação profissional na era do conhecimento.Abordagem sistêmica do Desenho Instrucional: modelo DSI Como se formam competências ● MODELO ADDIE As 5 Fases do DSI: Análise, Desenho, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação.
Elaboração de DSI. ● PRATICAGEM E AVALIAÇÃO Exercícios práticos e Apresentações das produções para feedback coletivo.
Processamento do curso.