III SEMINÁRIO SINASE: A PEDAGOGIA DA PRESENÇA NA SOCIOEDUCAÇÃO
Inscrições Encerradas
Carga Horária4 horas
ModalidadePRESENCIAL
Vagas Ofertadas350
Nº de Turmas1 Turmas
Público AlvoSERVIDORES DA FAS, PMC, PARCEIROS E COMUNIDADE
ObjetivoCONTRIBUIR PARA QUE OS PARTICIPANTES POSSAM COMPREENDER (NÍVEL COGNITIVO), ACEITAR (NÍVEL AFETIVO) E PRATICAR (NÍVEL ATITUDINAL) OS CONCEITOS FUNDAMENTAIS E OS PRINCÍPIOS ESSENCIAIS DA PEDAGOGIA DA PRESENÇA, OTIMIZANDO A QUALIDADE DA AÇÃO SOCIAL E EDUCATIVA DIRIGIDA AO ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI OU EM SITUAÇÃO DE RISCO PESSOAL E SOCIAL.CONHECER A PEDAGOGIA DA PRESENÇA COMO UM REFERENCIAL TEÓRICO/METODOLÓGICO PARA A PRÁTICA SOCIOEDUCATIVA;
REFLETIR SOBRE O PAPEL DO SERVIDOR PÚBLICO QUE ATUA NA EXECUÇÃO DAS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS;
Conteúdo● MESA REDONDA ● CREDENCIAMENTO ● A PEDAGOGIA DA PRESENÇA NA SOCIOEDUCAÇÃO Palestra: Transforme Vidas com a Presença Educativa!
-Três paradigmas: o enfoque correcional; o assistencialista e o socioeducativo emancipador.
- O humano pela ótica e a ética da sensibilidade, racionalidade, corporeidade e espiritualidade;
- Pedagogia da Presença: o que é? Para que serve?
- Componentes essenciais da Pedagogia da Presença;
Atitudes e posturas básicas do educador que se faz presente na vida dos adolescentes e dos jovens;
- O caminho do desenvolvimento humano;
- Como usar a Presença Educativa para favorecer a construção da identidade pelo educando;
- Como equacionar a Presença Educativa e a Educação por projetos para que o adolescente assuma o comando de sua vida.
Debate: O Papel do Guia Socioeducativo